Projeto “Bombeiro nas Escolas” tem início em Poços pela E.M. Alvino Hosken

A Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira, no Jardim Santa Rita, foi a primeira a receber o projeto “Bombeiro nas Escolas”, que foi retomado após dois anos de paralisação por conta da pandemia da Covid-19. A iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) visa preparar alunos e professores e disseminar conhecimentos sobre prevenção contra incêndio e pânico e noções de primeiros socorros nas escolas.

A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, acompanhou o início dos trabalhos na E.M. Alvino Hosken, que recebeu a equipe do Corpo de Bombeiros na última semana. O projeto é voltado para crianças de 9 e 10 anos, matriculadas no 4º ano do Ensino Fundamental I. “Esse projeto é a favor da vida, ensinando a criança a como agir em momentos de desafios e problemas. Estamos muito felizes com a parceria com o Corpo de Bombeiros”, destacou.

Além de difundir a cultura de prevenção de acidentes e desastres para as crianças em idade escolar, professores e demais funcionários, a iniciativa também visa estimular o intercâmbio entre o público externo e o Corpo de Bombeiros. “O projeto é uma parceria do Corpo de Bombeiros com as secretarias de Educação de todo o Estado de Minas Gerais, que está sendo retomado agora, com o objetivo de difundir uma cultura prevencionista para todas as crianças atendidas”, ressalta o Sargento do Corpo de Bombeiros, Pedro Paulo Gomes.

Para a diretora da E.M. Alvino Hosken, Valéria Braz Dionizio, a iniciativa é de grande relevância para instruir as crianças sobre como evitar acidentes, sempre no sentido da prevenção. Segundo a professora do 4º ano, Gladis Meire Justino, os alunos estavam muito ansiosos para receber a visita dos bombeiros na escola e a aceitação foi maravilhosa.

Além da E.M. Alvino Hosken de Oliveira, também receberão o projeto nesta primeira etapa as seguintes unidades de ensino da rede municipal: E.M. Mariquinhas Brochado, E.M. Pedro Affonso Junqueira, E.M. Irmão José Gregório, E.M. José Mamud Assan, E.M. Maria Ovídia Junqueira e E.M. Antônio Sérgio Teixeira.