Projeto Cozinha Comunitária na zona sul entrega, em média, 140 marmitas por dia

Há dois meses, teve início o projeto piloto “Cozinha Comunitária”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, em parceria com a Casa do Caminho, que tem como objetivo ofertar marmitas do Restaurante Popular para a população da região sul da cidade. A iniciativa tem sido um sucesso, com a venda de cerca de 140 marmitas por dia, em média.

“Desde 2021, temos a proposta de viabilizar um Restaurante Popular na zona sul. Neste ano, a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho, teve a ideia de iniciar a venda de marmitex na Casa do Caminho, instituição parceira, que possui um espaço amplo e arejado que não estava sendo utilizado e a iniciativa está sendo um sucesso! Após dois meses de funcionamento, estamos com média de venda de 140 marmitas por dia e o público que frequenta o local, em sua grande maioria, é formado por pessoas idosas que não tinham acesso ao Restaurante Popular no centro devido à distância”, informa o coordenador de Segurança Alimentar de Poços de Caldas, José Porto.

As marmitas podem ser adquiridas a preços acessíveis, na Casa do Caminho, na Rua Benedito Quinteiro, 20, no Conjunto Habitacional, de segunda a sábado, das 11h às 14h. Assim como funciona no Restaurante Popular, pessoas com renda de até dois salários mínimos, cadastradas nos CRAS e que fizeram a carteirinha do Restaurante Popular pagam R$ 2,00 pela marmita. Os demais usuários pagam R$ 5,50.

Ampliação
O Restaurante Popular e a Cozinha Comunitária integram a Política de Segurança Alimentar e Nutricional do município, que visa à efetivação do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde.

O coordenador de Segurança Alimentar, José Porto, informa que o município já solicitou e aguarda liberação de recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para construção de duas Cozinhas Comunitárias no município para o ano de 2024.