Projeto do CEI São Francisco resgata brincadeiras tradicionais e brinquedos artesanais

Culminância acontece na Semana da Criança, na Biblioteca Centenário

Tirar as crianças da frente das telas para que elas possam aprender observando a infância de seus familiares. Esse é o objetivo do projeto “A infância ao longo dos tempos”, desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil São Francisco, cuja culminância acontece de terça (8) a sexta-feira (11), com uma exposição na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca. A iniciativa resgata as brincadeiras tradicionais e os brinquedos feitos à mão, propondo uma reflexão sobre o consumismo na Semana das Crianças.

Nesta terça-feira (8), os alunos das duas turmas de Jardim I da unidade estarão na Biblioteca Centenário, às 14h, para acompanhar a exposição dos trabalhos desenvolvidos. Eles também conhecerão o funcionamento da biblioteca e participarão de atividades de contação de histórias.

A coordenadora pedagógica do CEI São Francisco, Maria de Fátima Menezes, explica que o projeto sobre brincadeiras tradicionais e brinquedos antigos está sendo desenvolvido na unidade há dois meses e envolveu todas as turmas, além dos familiares.

Pais e avós participaram de entrevistas para contar aos pequenos como eram as brincadeiras de sua infância e colocaram a mão na massa para confeccionar os próprios brinquedos, como pernas de pau e bonecas de pano, por exemplo. Os textos de Monteiro Lobato, em especial o Sítio do Picapau Amarelo, foram utilizados como base para o trabalho pedagógico.

“Nossa proposta foi propor uma reflexão sobre o consumismo. Muitas vezes, os pais compram brinquedos caros para as crianças em datas como essa e elas acabam nem brincando. Foi uma experiência muito rica ver a alegria dos alunos cuidando de uma boneca de pano, por exemplo, que eles puderam levar para a casa. A participação dos pais e avós foi fantástica”, destaca a coordenadora.

O CEI São Francisco, localizado no Country Club, conta com 224 alunos e atende do Berçário I ao Jardim I. Além das atividades com os alunos nesta terça-feira, a exposição segue na Biblioteca Centenário até a próxima sexta (11).