Rede Municipal de Ensino inicia Programa de Apoio Escolar a partir de 4 de abril

Aulas de reforço e acompanhamento serão ofertadas aos alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental (Imagem ilustrativa/Banco de Imagens)

A partir de 4 de abril, a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas inicia o cumprimento da Lei 9.513, que institui o Programa Extraordinário de Apoio Escolar para os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. As aulas de reforço escolar e acompanhamento serão ofertadas aos alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental que necessitam deste ajuste pedagógico.

A Lei 9.513 foi publicada no final de 2021. A partir da publicação, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, com coordenação da secretária municipal, professora Maria Helena Braga, vem realizando o diagnóstico da situação junto às 25 escolas do município para a elaboração do projeto de aplicação da legislação.

Estão sendo realizadas reuniões com os diretores das 25 unidades para a análise das turmas e o número de alunos que devem ser atendidos. Os diretores devem verificar também se os professores da própria unidade podem assumir este trabalho, por duas horas diárias para cada turma.

Apoio pedagógico será desenvolvido nas 25 escolas da Rede Municipal

“A proposta tem enfoque na alfabetização para os alunos de 3º ao 6º ano, com conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. O apoio escolar é de fundamental relevância no sentido de minimizar os efeitos do ensino remoto e do distanciamento social provocados pela Covid-19”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.

A partir de 4 de abril, terão início nas unidades as aulas de reforço, com duração de duas horas, com turmas de no máximo 15 alunos. No início de agosto, será realizada uma nova rodada de reuniões com os diretores e supervisores para a avaliação do trabalho e novos encaminhamentos.

O programa
O Programa Extraordinário de Apoio Escolar tem como objetivo a atenuação de déficits de aprendizagem decorrentes dos impactos da pandemia do Coronavírus e prevê o mapeamento dos estudantes com menor rendimento escolar, baseado nas avaliações diagnósticas e na percepção dos profissionais da educação; a identificação das principais dificuldades enfrentadas por esses estudantes; a produção de conteúdo específico para o reforço escolar; a oferta de infraestrutura e recursos necessários os profissionais da educação municipal, bem como os estudantes identificados com baixo rendimento escolar; e a disponibilização do reforço escolar aos estudantes matriculados nas unidades municipais de ensino impactados pela pandemia.