Saúde submete projeto de pesquisa sobre subnotificação de Covid-19 em Poços à consulta pública

Está disponível a partir desta segunda, 1 e até às 23h59 da próxima sexta, 5 de junho, no site oficial da Prefeitura de Poços de Caldas, o projeto de pesquisa “Análise da Subnotificação da Covid-19 no Município de Poços de Caldas – Minas Gerais”. O projeto desenvolvido por integrantes de diferentes setores da Secretaria Municipal de Saúde, já havia sido anunciado pelo prefeito Sérgio Azevedo, na transmissão ao vivo realizada em suas redes sociais, na sexta, 22 de maio. “Será feita por meio de sorteio, divididos por regiões da cidade, com testes de Covid-19. Vai ser importante para termos um índice real dos assintomáticos, ou seja, daquelas pessoas que não apresentam sintomas mas que testam positivo e a partir daí, traçar estratégias juntamente com o Doutor Mosconi e com o Comitê Gestor. Peço a colaboração das pessoas que forem sorteadas, que possam nos ajudar neste sentido”, afirmou o prefeito na ocasião.

A pesquisa que inclui aplicação de questionário e realização de testes, tem como objetivo geral, o de verificar prospectivamente, o panorama da disseminação da COVID-19 no âmbito do município de Poços de Caldas, pela mensuração de infecções assintomáticas ou subclínicas na população, de forma a subsidiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no planejamento e tomada de decisões em relação aos fluxos assistenciais, flexibilização das restrições das atividades comerciais e planejamento de ações de saúde pública durante a pandemia.

A coleta dos dados somente terá início após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos participantes (maiores de 18 anos) que forem convidados a participar da pesquisa. A participação no estudo é voluntária e todos os custos da pesquisa serão financiados pela Prefeitura de Poços de Caldas. Não está prevista a remuneração dos participantes. Todos as entrevistas e exames serão coletados nas residências, seguindo rigorosamente as disposições da Vigilância Sanitária, de forma a preservar a integridade dos profissionais e participantes. As amostras serão identificadas e armazenadas, conforme orientação do fabricante, para posterior análise no Laboratório da Policlínica Municipal. “Este será um bom informativo para mostrar o panorama da disseminação da doença na cidade. Vamos ter este perfil e baseado nisso, nós poderemos projetar ações de saúde e verificar ações pontuais que precisam ser feitas, além das que já estão sendo realizadas. Será uma fotografia do Covid que terá um valor muito grande, principalmente sobre o ponto de vista de planejamento”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

A pesquisa por amostra representativa, por meio de sorteio aleatório, será realizada em três etapas, tendo 423 participantes para compor a amostra de cada uma das três etapas da pesquisa, totalizando 1.269. Segundo cronograma, a primeira fase está prevista ainda para este mês. O projeto completo para consulta pública, está disponível neste link PROJETO COVID-19 SMS. Observações e sugestões podem ser enviadas ao e-mail pesqcovid.pmpc@gmail.com