Secretaria de Cultura divulga propostas selecionadas na 1ª etapa do edital “Poços Curte em Casa”

Equipe da Secult está à disposição dos interessados, das 9h às 18h, pelos telefones 3697-2389/2335 ou pelo Whatsapp 35 99273-0022

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou o resultado da primeira etapa do edital especial 07/2020 – “Poços Curte em Casa”. Foram selecionadas 42 propostas nas mais variadas linguagens artísticas, que serão disponibilizadas em formatos digitais, virtuais e remotos, respeitando o distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus.

O edital, publicado em 16 de junho, foi dividido em quatro etapas que somarão investimentos de R$ 232 mil. O objetivo da iniciativa é permitir a realização de ações culturais que promovam a produção artística de Poços de Caldas, movimentando a cadeia produtiva da cultura neste momento de grave crise e, ao mesmo tempo, oferecer conteúdo de qualidade à população.

Na primeira etapa, 79 propostas foram inscritas, sendo 42 selecionadas. O resultado está disponível aqui. O edital contempla ações nas modalidades Artes de espetáculos (circo, dança, música, teatro e outras); Atividades de formação (oficinas, seminários, debates com caráter formativo ou reflexivo sobre arte e cultura); Galeria virtual (seleção de obras visuais para exposição virtual); e Produção literária (coletânea de contos e crônicas originais de autores residentes locais). Os produtos culturais serão disponibilizados gratuitamente nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas e da Secretaria Municipal de Cultura.

“Nesse momento de grave crise econômica, o município encontrou caminhos para disponibilizar R$ 280 mil aos fazedores de cultura local, de forma transparente e efetiva, a partir das discussões junto ao Conselho de Políticas Culturais. O prefeito Sérgio Azevedo entendeu a necessidade do investimento, que movimenta a cadeia produtiva da cultura local, e a relevância social do edital, que vai oportunizar à população o acesso a conteúdos artísticos e culturais de alta qualidade”, destaca o secretário municipal de Cultura, Ricardo Fonseca.

Etapas
A segunda etapa do edital encontra-se em fase de análise. Nessa etapa, foram recebidas 86 propostas até a última segunda-feira (6). As inscrições da etapa III serão realizadas de 20 a 27 de julho e a última e quarta etapa terá o período de inscrição de 03 a 10 de agosto.

“Nosso objetivo é oferecer à população conteúdo artístico local de muita qualidade, de forma a contribuir para a formação de público e, especialmente, para a movimentação do setor artístico de Poços de Caldas neste momento de grave de crise. Cabe destacar que o edital foi elaborado com base em um intenso debate junto às câmaras setoriais do Conselho de Políticas Culturais”, ressalta o diretor Gustavo Dutra.

O edital especial para ações culturais emergenciais está em consonância com as diretrizes do Sistema Municipal de Cultura, disposto na Lei Municipal nº 9.037 de 10 de abril de 2015, e com o Plano Municipal de Cultura. A Comissão de Seleção e Organização é composta por Angela Maria Nogueira, Carolina Caponi, Gabriela Borges Martins, Israel Souza Pereira, Luís Gustavo dos Santos Dutra, Mariana Chaves Oliveira, Marianna Gonçalves de Carvalho, Raíssa de Melo e Silva e Silvana Alves de Alcântara.

O edital completo está disponível no site da Prefeitura. A equipe da Secretaria Municipal de Cultura está à disposição dos interessados, das 9h às 18h, pelos telefones 3697-2389/2335 ou pelo Whatsapp 35 992730022.