Você está em:

Secretaria Municipal de Educação lança portal para orientar professores sobre ferramentas digitais

Portal criado pela Secretaria de Educação oferece suporte ao professor em tempos de Pandemia

A Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de contribuir de maneira positiva, facilitando o trabalho do professor em tempos de aulas remotas, está disponibilizando tutoriais e ferramentas dos principais aplicativos e programas para a elaboração das vídeo aulas. O conteúdo está acessivel através de um portal EAD. A ação conta ainda com técnicos de suporte help desk, das 8h às 17h, de segunda a sexta através de chat e/ou e-mail, para sanar as dúvidas que venham ocorrer no uso dos aplicativos.
O portal conta com o patrocínio do Instituto EPTV e da Goja Produtora de Conteúdos, além do apoio do Instituto Federal e da Autarquia Municipal de Ensino. Poderá ser acessado pelo endereço www.tokdigital.net e o help desk também poderá ser acionado pelo e-mail tokdigital.sme@gmail.com
“É muito importante uma comunicação assertiva entre a escola e a família, temos que pensar que, do ponto de vista educacional, nós somos os profissionais capacitados para dar o suporte ao aluno, nós somos os especialistas em educação, e que estudamos, temos formação e conhecimento do processo a ser colocado em prática. Existem erros? Sim, claro! Não fomos capacitados ou treinados para fazer uma live por dia, a estar diante das câmeras e imersos no mundo digital. Reconhecemos o esforço e empenho de cada profissional para fazer o melhor para os alunos”, afirma a secretária de Educação, Maria Helena Braga.
De acordo com a Secretaria de Educação, a pandemia provocada pelo Covid-19 é um momento onde os educadores tiveram que reinventar os processos e as estratégias de ensino e readequar os currículos, pensando nos estudantes.
A pandemia aguçou ainda a necessidade do domínio das tecnologias móveis e remotas para garantir a comunicação, com métodos muitas vezes nunca antes utilizadas pela maioria, mas que se tornaram fundamentais por serem neste momento o único meio de contato com os educandos.

Ensino Remoto
O ensino remoto na Rede Municipal  de Poços de Caldas teve início no dia 11 de maio. Não haverá férias no mês de julho.
O sistema de ensino remoto nas unidades de Ensino Fundamental e Médio foi regulamentado por meio da Portaria no 006/2020. Desde então, estão sendo utilizados diferentes recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação em plataformas digitais próprias ou gratuitas, acrescidas de atividades elaboradas, monitoradas e registradas pelo professor, de modo a atender a todos os alunos da Rede Municipal, nas 25 escolas. As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 18 de março.
Coube a cada gestor escolher os recursos mais adequados, juntamente com sua equipe pedagógica, a partir das necessidades e condições de acesso dos estudantes e respeitadas as orientações das autoridades da área de saúde

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social