Nesta segunda-feira (18), Poços de Caldas sediou o encontro Sempre Vivas 2024, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento foi realizado no Espaço Cultural da Urca e contou com a presença de parlamentares, especialistas de diversas áreas e autoridades locais.
As discussões do Sempre Vivas destacam o papel da mulher na sociedade e o combate às várias formas de violência sofridas por elas. O tema escolhido para este ano, “É tempo de reconhecer o valor das mulheres”, abarca também discussões sobre a baixa representação feminina em posições de liderança, na política e na sociedade em geral.
Ao longo do dia, as mesas de debate foram conduzidas por renomados especialistas, discutindo questões cruciais como o panorama social da mulher, sua representatividade na política e os desafios enfrentados na luta contra a violência de gênero. Além disso, foi possível compartilhar experiências inspiradoras e conhecimentos que nos ajudarão a promover mudanças significativas em nossa comunidade.
Entre os participantes estiveram as deputadas Ana Paula Siqueira e Bela Gonçalves, o vice-prefeito Júlio César de Freitas, vereadores de Poços de Caldas, a secretária de Promoção Social, Marcela Carvalho, a Delegada Regional Maria Cecília Gomes Flora, o diretor regional da Sedese, Rodrigo Reis, a sargento da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Policia Militar, Eliane Gerônimo, entre outros convidados.
As mesas debateram temas com “Panorama social da mulher e seu cuidado”, “Sub-representação das mulheres na política e seus impactos na democracia”, e “As várias formas de violências contra as mulheres – recortes estadual e municipal”, entre outras. Um dos painéis discutiu a “Escalada da violência: avanços e desafios na política de atendimento às mulheres do Sul de Minas”.
A presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia, deputada Ana Paula Siqueira, presidiu a mesa de abertura do evento e coordenou a roda de conversa “Violência contra a mulher: dialogando sobre a realidade municipal”.
“Além das discussões muito enriquecedoras, o encontro também visou fortalecer os laços de solidariedade e empoderamento entre todos nós. Que as palavras e experiências compartilhadas no evento nos inspirem a agir em prol de um futuro onde o valor das mulheres seja reconhecido e respeitado em todas as esferas da sociedade”, destacou a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.