Banco de Alimentos de Poços de Caldas passa a contar com novo site

Site foi criado pelo estagiário de Nutrição, Breno Eduardo Marsura Biazotto

O Banco de Alimentos de Poços de Caldas passa a contar, a partir desta semana, com um site na internet. O objetivo é incentivar as doações, disponibilizar informações úteis para as entidades que recebem os alimentos, orientar os beneficiários da “Cesta Verde” e agricultores que participam ou desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O projeto foi desenvolvido pelo estagiário de Nutrição da Universidade Federal de Lavras, Breno Eduardo Marsura Biazotto, com supervisão da nutricionista da Divisão de Segurança Alimentar da Secretaria de Promoção Social, Lais Rodrigues de Aguiar.

O site foi desenvolvido em plataforma gratuita e o layout foi pensado para atender os diversos tipos de público beneficiados pelo Banco de Alimentos. A programação é de fácil acesso e manutenção, baseada quase que integralmente em imagens, para facilitar a edição e alimentação do site pelos próprios servidores do local.

Disponível pelo link https://bamarketing3.wixsite.com/meusite, o site oferece materiais de apoio às entidades, vídeos sobre alimentação saudável, ações de educação alimentar e nutricional, receitas doces e salgadas para aproveitamento de alimentos, além do campo contato.

“A plataforma disponibiliza 48 receitas doces e salgadas para incentivar o melhor aproveitamento dos alimentos, tanto pelas entidades como pelas famílias que recebem a cesta verde. Para aqueles que não têm acesso à internet, com a coletânea de receitas é possível disponibilizar cópia impressa”, explica o estagiário Breno Biazotto.

Atualmente, o Banco de Alimentos distribui semanalmente legumes, verduras e frutas para 36 entidades socioassistenciais do município e 160 cestas verdes, quinzenalmente, para famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Banco de Alimentos tanto adquire produtos dos pequenos agricultores, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como recebe doações dos próprios produtores, dos comerciantes do Centro de Abastecimento de Poços de Caldas (CEASA) e de pessoas e instituições parceiras.

“No site, os produtores que não sabem como é o processo para se tornar um beneficiário do PAA, entidades que desejam solicitar ações ou os próprios beneficiários diretos do Banco de Alimentos poderão encontrar informações úteis sobre o nosso trabalho”, destaca a nutricionista Lais Rodrigues de Aguiar. “Sem dúvida, essa ação tem grande alcance social e vai facilitar muita a interação entre a equipe do Banco de Alimentos e nossos públicos prioritários”, completa.

“O Banco de Alimentos visa à garantia do direito humano a uma alimentação saudável no seu cotidiano, por isso a importância dessas informações disponibilizadas”, ressalta a secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

Banco de Alimentos
Inaugurado em 2015, o Banco de Alimentos de Poços de Caldas está localizado na Av. Presidente Wenceslau Braz, 2.222, ao lado do CEASA. O equipamento coleta, recupera e armazena alimentos doados e/ou adquiridos, desde que estejam em condições de consumo humano. Depois, a equipe classifica e distribui os alimentos para entidades de assistência social e pessoas e famílias cadastradas em programas sociais dos governos federal, estadual e municipal. Mais informações pelo telefone (35) 3697-2279.