Encontro debate ações estratégicas para erradicação do trabalho infantil

As equipes de Proteção Social Básica e Especial da Secretaria Municipal de Promoção Social participaram, na última semana, de um encontro sobre o desenvolvimento das Ações Estratégicas Para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). A reunião faz parte de uma série de encontros proposta pelo Grupo UNIS, entidade parceira do Ministério do Desenvolvimento Social para capacitação dos agentes sociais dentro do CapacitaSuas.

“Foi apresentado às equipes um diagnóstico do trabalho infantil no município. A partir deste levantamento, vamos construir ações de busca ativa e definir o fluxo de trabalho na atuação em situação de trabalho infantil”, explica o coordenador de Vigilância Social, Nelson Maure.

No dia 19 de dezembro, um novo encontro vai contar com a participação de representantes de outras políticas públicas como Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, além de entidades do Sistema S, instituições de ensino e parceiras da Secretaria de Promoção Social. “Vamos discutir e entender o que é o trabalho infantil e quais as suas consequências e, a partir daí, traçar um plano para a erradicação no município”, destaca Maure.

A discussão sobre o Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil teve início em setembro. Para a construção do Plano Municipal de Ações Estratégicas do PETI devem ser executados cinco eixos propostos: Informação e mobilização a partir das incidências de trabalho infantil para o desenvolvimento de ações de prevenção e erradicação; Identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil; Proteção social para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias; Apoio e acompanhamento das ações de defesa e responsabilização; e Monitoramento das ações do PETI.