Profissionais da Promoção Social participam de curso sobre sinais vitais nas pessoas em situação de rua

Capacitação foi realizada na nova sede do Centro POP

Agentes de atendimento emergencial, técnicos do Centro POP e cuidadores das casas de passagem e abrigos que atendem pessoas em situação de rua participaram, na última quinta-feira (8), de um curso voltado para a identificação de sinais vitais e reconhecimento de hipotermia (queda na temperatura corporal) nesse público. A capacitação foi ministrada pelo médico Álvaro Lúcio Mendes Campos Almeida e pelo enfermeiro Ronan Alves Ribeiro, da equipe do Consultório na Rua, serviço da Secretaria Municipal de Saúde que presta atendimento especializado a pessoas em situação de rua.

A capacitação foi realizada no novo endereço do Centro POP (Rua João Pinheiro, 551 – Casa 2). O enfermeiro Ronan Alves Ribeiro abordou a identificação dos sinais vitais. Já o Dr. Álvaro Lúcio falou sobre o reconhecimento dos primeiros indícios de hipotermia. Segundo o médico, a capacitação é de fundamental importância, especialmente nesta época do ano, já que os agentes que atendem diretamente as pessoas em situação de rua terão condições de acionar os serviços de urgência e emergência nos primeiros sinais de alerta, proporcionando atendimento adequado em tempo hábil.

A coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Promoção Social, Caroline de Souza, destacou que este tipo de iniciativa é de grande relevância para aqueles que prestam o atendimento na ponta do processo, diretamente ao público atendido. “São conhecimentos que podem salvar vidas”, afirmou.

Ela aproveitou também para informar que o Centro POP mudou recentemente de endereço e agora está instalado na Rua João Pinheiro, 551 – Casa 2. O Centro de Referência Especializado no Atendimento à População em Situação de Rua oferece atendimento técnico a essa população, banho, café da manhã, local para lavagem de roupas e alimentação, além de oficinas de artes, durante o dia. À noite, é oferecido o acolhimento nas entidades parceiras.

A proposta é oferecer atendimento integrado a esse público, por meio dos serviços da Promoção Social e do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde. Uma nova capacitação será realizada em data ainda não definida, com o tema redução de danos.

A população pode ajudar não dando esmolas e acionando a equipe de abordagem, 24 horas por dia. Basta ligar 156 ou 3697-2645.