Alegria e cidadania no Arraiá do Centro POP

Pessoas em situação de rua participam de festa junina

Delícias típicas, música animada, recordações da infância e o mais importante: o sentimento de acolhida e pertencimento. Assim foi o 2º Arraiá do Centro POP, realizado na última semana para as pessoas em situação de rua atendidas no equipamento, que é a porta de entrada para a rede de serviços voltados para esse público no município.

Doações de voluntários e parceiros aqueceram a festa. As pessoas em situação de rua foram recepcionadas com um café da manhã com direito a comida e música típicas e decoração temática. A festa seguiu até o almoço, com cardápio especial oferecido pelo Banco de Alimentos de Poços de Caldas.

“As pessoas em situação de rua são cidadãs. Por isso, além de todo o trabalho técnico-social desenvolvido no Centro POP, é importante proporcionar uma manhã comemorativa como essa. Uma frase que ouvimos dos usuários é que eles estão relembrando a infância. É uma fala muito simples, mas que dentro do trabalho é muito significativa porque remete a algo positivo que pode ser um gatilho para a mudança da trajetória de vida”, destaca o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida.

Para o usuário do Centro POP, Flávio da Cunha, o evento foi fantástico. “Isso aqui é maravilhoso! Eu tenho 44 anos e nem me lembro de quando foi a última vez que eu fui numa festa junina. A gente agradece muito”, conta.

Já a psicóloga Klara Julia Lago informa que a celebração de eventos como a festa junina é necessária para fortalecer os vínculos entre os usuários dos serviços e a equipe técnica, além de resgatar o sentimento de pertencimento junto à comunidade.

No Centro POP, que funciona na Avenida João Pinheiro, 551, é possível tomar banho, lavar roupas, se alimentar, participar de oficinas de convivência e passar por atendimento com psicólogos e assistentes sociais, além do encaminhamento aos abrigos, casas de passagem, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Consultório na Rua. No caso de migrantes, é feito também o redirecionamento à cidade de origem. O Serviço de Abordagem Social, que encaminha as pessoas em situação de rua para o Centro POP, pode ser acionado pelos telefones 156, 3697-2645 e 98429-7288.