Grupos de Convivência para Idosos retomam atividades presenciais

Atividades foram retomadas na última segunda-feira

As atividades dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas da Secretaria Municipal de Promoção Social foram retomadas na última segunda-feira (21), após a paralisação causada pelo aumento no número de contaminações pela Covid-19 no início do ano. Os idosos interessados em participar dos grupos podem procurar os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de sua região. São oito grupos de idosos, que acontecem nos CRAS e em instituições parceiras.

A paralisação foi uma orientação do Comitê Extraordinário Municipal Covid-19, após o aumento da contaminação no município. No entanto, devido ao alto número de vacinados, inclusive com a dose de reforço, e a significativa diminuição de casos confirmados, a Secretaria Municipal de Promoção Social solicitou o retorno das atividades presenciais dos grupos.

“Observamos o impacto positivo que o retorno das atividades presenciais, em setembro do ano passado, gerou na qualidade de vida dos idosos que participam dos grupos. No entanto, a necessidade de nova paralisação, em janeiro de 2022, acabou gerando uma insegurança nesse público, que se mostrava ansioso, sempre solicitando às técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do CRAS a retomada das atividades. O retorno das atividades presenciais estava sendo muito esperado por todos. Sabemos dos benefícios que o convívio social e comunitário propicia à pessoa idosa”, destaca a coordenadora da Proteção Social Básica, Andréia Achel.

Grupos oferecem atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas promove ações e atividades pautadas nas características, interesses e demandas desta faixa etária, considerando a vivência em grupo, as experiências artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas, sempre levando em consideração a centralidade da família e a referência ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os grupos oferecem atividades de estímulo cognitivo, além de orientação e reflexão sobre o Estatuto do Idoso e sobre os direitos da pessoa idosa. Também são realizadas orientações para melhoria na qualidade de vida, com vistas ao envelhecimento saudável.

São oito grupos de idosos que acontecem nos CRAS e em instituições parceiras. Para participar, basta procurar esses locais.

Segunda-feira

CRAS Sul Apoio II (Casi):
Endereço: Rua Ágata, 171- Jardim Kennedy II

CRAS Sul São Sebastião
Endereço: Rua José Roberto Bonifácio, 55- São Sebastião II

Terça-feira

CRAS Leste I:
Endereço: Rua Coronel Virgílio Silva, 2444- Dom Bosco

CRAS Leste II:
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153- Jd Itamaraty V
Horário: das 14h30min às 16h30min

Quarta-feira