III Seminário da Pessoa com Deficiência será realizado em plataforma online

Neste ano, o tema será “Deficiências sensoriais, preconceito e capacitismo” (Foto: Michelle Veloso)

Neste ano, seguindo as recomendações de enfrentamento do novo coronavírus, o Seminário da Pessoa com Deficiência será realizado em plataforma online, nos dias 01, 02, 03 e 08 de dezembro. O evento, que está na terceira edição, terá como tema “Deficiências sensoriais, preconceito e capacitismo”.

As inscrições são gratuitas e online e seguem abertas até a data do evento pelo formulário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-3022. Toda a programação será disponibilizada via transmissão ao vivo pelo Canal da Rede da Pessoa com Deficiência (Redipede) no YouTube.

Organizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, pela Rede da Pessoa com Deficiência (Redipede), Apae, AADV e Adefip, o seminário tem apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conpede). A Secretaria Municipal de Educação também é parceira do evento, além das instituições AACD, Instituto A e CMAEE Dr. Tarso de Coimbra.

O evento marca o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, o seminário vai contar com seis palestras na programação, que tem início no dia 1º de dezembro, próxima terça-feira. A organização optou por dividir as palestras em quatro dias para adaptar a programação ao formato online, de forma que todos os interessados possam participar nos horários específicos, sem que o evento fique cansativo para os inscritos.

Evento teve início em 2018 e está na terceira edição

“O seminário sempre teve dois objetivos principais: discutir temas relacionados à pessoa com deficiência de um ponto de vista técnico, voltado para quem lida com esse público, seja em instituições ou escolas, e colocar a temática da pessoa com deficiência em evidência na cidade, mobilizando parceiros e trazendo o tema para a pauta do dia. É um evento feito por, para e pelas pessoas com deficiência”, ressalta o presidente do Conpede, Márcio Augusto Scherma

O evento é uma oportunidade para estimular o debate sobre os direitos da pessoa com deficiência, a igualdade de oportunidades, a acessibilidade e a autonomia, além de propor reflexões sobre as políticas para este público. Além disso, é uma ocasião importante para promover a conscientização da sociedade sobre o tema, sempre no sentido de buscar incluir plenamente as pessoas com deficiência na sociedade.

“O projeto teve início em 2018 e tem se consolidado no calendário de eventos da cidade. Esse ano, pelas circunstâncias, o seminário será online, o que também abriu uma possibilidade maior, tanto de participação dos palestrantes como dos ouvintes. Inclusive, teremos nosso primeiro palestrante internacional e também participantes estrangeiros, principalmente de Portugal”, informa Scherma.

A palestrante internacional será Catarina Oliveira, natural do Porto, em Portugal, que fará a palestra “Deficiências sensoriais, preconceito e capacitismo”. A programação completa está disponível também na página da Redipede .

Confira a programação: