Poços é referência na gestão do CADúnico

Resultados vêm chamando atenção de municípios vizinhos. Na semana passada, equipe de Passos esteve conhecendo a Secretaria de Promoção Social de Poços

A Secretaria de Promoção Social de Poços de Caldas está se tornando referência em Minas Gerais na questão do gerenciamento do CADúnico, que é o cadastro dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Os resultados de destaque, obtidos a cada mês, desde 2017, motivam visitas de outros municípios como Passos, Pouso Alegre, Machado e até mesmo da capital, Belo Horizonte.

O gerenciamento do CADúnico é mensurado, nos municípios , pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD-m). Este índice possibilita aferir como cada município está, no que diz respeito à atualização dos cadastros das famílias, acompanhamento das condicionalidades de educação e de saúde e controle social do programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

Poços de Caldas apresenta números acima da média nacional. Enquanto no Brasil, o índice é de 0,73, na cidade o número é de 0,87. A secretária Luzia Martins, destaca o trabalho intersetorial, entre diversas secretarias, para a conquista do índice. “Para apurar os números, existem as condicionalidades, que são frequencia em sala de aula das crianças e adolescentes e também a frequencia na unidade básica de saúde. Portanto, o trabalho destas duas secretarias é fundamental neste acompanhamento dos nossos beneficiários. Tudo isso aliado ao novo processo de gestão, implantado desde 2017 e ao trabalho realizado com afinco e comprometimeento pela nossa equipe, engajada na busca de um atendimento cada vez melhor aos nossos usuários”.

Anteriormente, o cadastro era realizado na região central da cidade, por uma instituição, de forma terceirizada. Em 2017, houve uma descentralização, levando para os CRAS, nos bairros, o serviço de inclusão e atualização do CADúnico. “O cadastro nos CRAS permite maior acesso da população. Na sede da secretaria, funciona todo o processo de gestão dos benefícios e também gestão das condicionalidades de Educação e Saúde”,informa Nelson Maure, coordenador de Vigilância Socioassistencial , e gestor do CADúnico e do Programa Bolsa Família no município.

Índice
Além de aferir o desempenho dos municípios, a criação do IGD valoriza os que conseguem alcançar a qualidade de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, além de facilitar a outros atingirem sempre melhores indicadores.

Além disso, o município também recebe recursos, conforme o número de pessoas cadastradas e o índice IGD-m. Os recursos foram investidos na compra de carros para a secretaria, aquisição de computadores, mobiliário e outros itens que auxiliem na melhoria do atendimento à população.

A evolução do índice nos últimos anos comprova o investimento na gestão. Em 2015 o IGD-m era de 0,76, subindo para 0,80 em 2016. Já em 2017 foi para 0,81 e no ano passado, saltou para 0,87.

A aplicação dos recursos é fiscalizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, que também é responsável pelas atividades de acompanhamento, avaliação e fiscalização da execução do Programa Bolsa Família nas cidades, objetivando a sua efetividade e inclusão das famílias que realmente necessitam.

Visita
Na semana passada, a secretaria de Promoção Social recebeu a visita de equipe da Secretaria de Assistência Social de Passos para conhecer a gestão do Cadastro Único do programa Bolsa Familia em Poços de Caldas . Vieram a Poços os diretores Tatiana Capute Ponsancini e William Eurípedes de Jesus, além da coordenadora do Cadastro Único Fabiana Nascimento Marques e dos digitadores Gerson Junior Fagundes Azevedo e Samuel Buzza Soares Maia.
A equipe foi recepcionada pela secretária Luzia Martins, na sede da secretaria, no Terminal Rodoviário, onde funciona a central do CADúnico. Logo após, visitaram o CRAS Sul, localizado no bairro São Sebastião, para conhecer os procedimentos para este cadastro junto à população.