Prefeito se reúne com técnico da Abrinq

Visita teve por objetivo conhecer a estrutura da cidade quanto ao atendimento às crianças e adolescentes

Prefeito Sérgio Azevedo recebeu, na manhã de quarta, 13, visita do técnico da Abrinq, Sérgio Filho, que realiza vistoria na cidade com o objetivo de conhecer a estrutura do município e seus programas voltados ao atendimento das crianças e adolescentes. Poços se candidatou ao prêmio Prefeito Amigo da Criança e a visita técnica é mais uma etapa do processo.

A reunião contou com a presença da secretária municipal de Promoção Social, Luzia Martins, da secretária de Educação, Maria Helena Braga, do secretário de Esportes, Wellington Guimarães (Paulista) e das representantes da secretaria de Saúde, Camila Bacelar, coordenadora da Atenção Básica e Heloísa Lessa Barroso, além de Caroline de Souza, articuladora municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança.

O município já cumpriu alguns requisitos para o programa, como a implantação de orçamento específico para a área da criança e adolescente (OCA). Agora, recebe a visita do representante da Abrinq, que percorreu programas, equipamentos e serviços que foram descritos nos relatórios enviados à Abrinq. A visita é de dois dias em cada município. Para o prêmio a ser entregue no próximo ano, 2.346 municípios pleitearam o título e devem ser visitados.

Em Poços, o técnico Sérgio Filho visitou os conselhos tutelares, o CMDCA, o CREAS, a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, dois Centros de Educação Infantil, um CRAS e o Comitê de mortalidade infantil e materna. “Tive uma visão muito positiva de Poços de Caldas, um município onde o trabalho funciona realmente em rede. As políticas públicas são integradas e as equipes têm uma visão mais macro. Não se olha a criança apenas como um mau ou um bom aluno ou como uma criança em situação de vulnerabilidade social. A criança é olhada como um ser humano integral e isso contribui muito para a garantia de direitos”.

Programa

No Programa Prefeito Amigo da Criança, desenvolvido pela Abrinq, os prefeitos se comprometem a qualificar políticas de forma intersetorial, integradas e com transparência, fortalecendo os mecanismos de controle social e, em contrapartida, a fundação Abrinq se compromete a acompanhar esta gestão, oferecendo suporte técnico de acordo com as demandas de cada município. Todo o trabalho culmina na entrega da premiação do “Prefeito Amigo da Criança”, em meados de 2020.