Projeto Gepeto, da Incubadora Social, é selecionado no Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa

Incubadora Social funciona no Terminal Rodoviário

O “Projeto Gepeto”- Marcenaria artesanal na construção de brinquedos pedagógicos, desenvolvido pela Incubadora Social de Poços de Caldas, foi selecionado no Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa, que visa contribuir com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente.

Realizado anualmente, o edital recebe inscrições de projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do poder público nas frentes prioritárias do instituto: educação (com foco no Ensino Fundamental), geração de trabalho e renda e empreendedorismo.

O “Projeto Gepeto” tem por objetivo capacitar o público-alvo da Incubadora Social para a criação e confecção de brinquedos pedagógicos a partir da marcenaria artesanal, visando fontes alternativas de inclusão produtiva e será realizado em dois momentos: Oficinas de capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e gestão do trabalho e Assessoria. No primeiro momento, serão adquiridos os equipamentos e maquinários necessários para o desenvolvimento do projeto, que deve ter início em abril de 2023.

“Com essas parcerias, buscamos gerar impacto e as transformações necessárias para uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual. A união de esforços entre sociedade civil, poder público e o investimento social privado é fundamental para o desenvolvimento dos territórios de forma articulada, consistente e perene”, destaca a gerente de projetos do Instituto Alcoa, Monica Espadaro.

A trajetória da Incubadora Social de Poços de Caldas teve início em 2005. “A aprovação no programa de apoio a projetos locais vai viabilizar a execução do projeto Gepeto, mais uma iniciativa da Incubadora Social que visa ampliar as possibilidades de inclusão produtiva do nosso público”, destaca a técnica de referência da Incubadora Social, a terapeuta ocupacional Patrícia Belchior de Ávila.

Incubador Social oferece oficinas de inclusão produtiva

Projeto Gepeto
O “Projeto Gepeto” tem como premissa buscar a ampliação e qualificação das atividades realizadas pelo serviço, para ampliar a oferta de oficinas por meio de aquisição de novos equipamentos e maquinários, como também através da qualificação dos participantes envolvidos no projeto como forma de favorecer a autonomia pessoal e socioeconômica.

Serão três oficinas, com aulas semanais e workshops mensais. A primeira oficina, ministrada pelo artista plástico Daniel Ribeiro, educador social da Incubadora, será de marcenaria artesanal, com aulas semanais de 4 horas cada, dividida em 18 encontros de aulas teóricas e práticas, abrangendo os conhecimentos da matéria-prima (madeira)- tipos e uso, máquinas e ferramentas, criação e desenvolvimento de projeto, corte, entalhe na madeira, montagem e acabamento.

A segunda oficina será de pintura em madeira, ministrada pela artesã designer Myrelle Godoi, também educadora social da Incubadora, com aulas semanais, com a duração de 4 horas cada, dividida em 8 encontros de aulas teóricas e práticas, englobando os conhecimentos de técnicas de pintura em madeira.

Já a terceira oficina vai abordar a formação em gestão do trabalho. Serão realizados 4 workshops mensais, com a duração de 4 horas cada, com temas de educação financeira, análise de mercado, elaboração de plano de negócios, estratégias de marketing e comercialização. Todos os encontros serão realizados na sede da Incubadora Social e ministrados pela equipe técnica da Incubadora Social.

Ao final de cada turma, uma coleção de produtos será lançada e comercializada e a renda obtida será revertida de forma integral a quem os produziu. Serão utilizados todos os canais de venda da própria Incubadora Social, como site, na loja física que se encontra no Terminal Rodoviário e também nas feiras de rua, Expo-Arte de Rua e Fearpo.

A Incubadora
A Incubadora Social é uma iniciativa de impacto social que promove espaços de acolhimento, capacitação e assessoria visando à inclusão produtiva, ao empreendedorismo, empoderamento, independência e autonomia pessoal e financeira do público atendido.

O programa da Secretaria Municipal de Promoção Social oferece oficinas de capacitação, qualificação e formação profissional em diversas áreas e assessoria técnica ara aperfeiçoamento e gestão do trabalho. O público-alvo do programa é formado por adultos a partir de 18 anos em situação de risco, vulnerabilidade econômica e/ou social, atendidos e encaminhados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, por meio de seus serviços CRAS, CREAS e Centro POP, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras e rede intersetorial.