Esportes: Poços teve ano agitado e com novidades

Secretário de Esportes Pelé fez balanço positivo de 2023 no setor

O ano de 2023 foi repleto de novidades no calendário esportivo poços-caldense. Além de eventos tradicionais como a Volta ao Cristo, a Prova Ciclística da Comarca, a Olimpíada dos Trabalhadores, a Meia Maratona das Águas e o Campeonato de Futebol Amador, houve novos torneios que incrementaram a programação local.

Uma das novidades foi o retorno dos Jogos Escolares Municipais, que reuniram estudantes de escolas públicas e particulares em outubro, com partidas em várias modalidades. Neste ano, aconteceu também o 1º Festival de Xadrez, com alunos do projeto local que incentiva a prática do esporte e também uma partida simultânea com o grande mestre internacional de xadrez, Henrique Mecking, o Mequinho.

Poços sediou pela primeira vez, em setembro, a abertura da temporada do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática. O evento foi realizado no Bortolan e reuniu pilotos de todo o Brasil. O evento contou com toda uma estrutura de praça de alimentação e chopes artesanais, além de shows e estandes para entreter o público.

Também este ano houve a ampliação do circuito de mountain bike. Além da Maratona do Vulcão no Bortolan, aconteceu em julho uma prova especial, de XCO, dentro do Country Club, com participação de 140 ciclistas, que percorreram o interior do ponto turístico passando por rampas, escadas e trechos sinuosos. Outra localidade turística, o Cristo Redentor, foi palco do Desafio CIMTB Short Track, também de mountain bike, com provas no masculino e no feminino, além de estandes e atrações para o público. A competição integra a Copa Internacional de Mountain Bike, que já tem provas marcadas em Poços de Caldas para 2024.

Competições nacionais que estrearam em 2022 tiveram continuidade neste ano, entre elas, a Copa Brasil de Cross Country, o Campeonato Sul-americano de Cross Country e o Go Tri de triatlo.

2023 foi ainda um ano de melhorias na estrutura dos espaços esportivos. O ginásio poliesportivo Moleque César, na Cascatinha, foi revitalizado por completo. Além disso, quadras e estádios tiveram sistemas de iluminação renovados, como a do Bandolão, cuja entrega teve uma programação especial de futebol de campo, com direito a partida feminina entre São João da Boa Vista e Poços de Caldas.

Além disso, a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte colocou em prática 56 projetos em 2023, de diferentes modalidades esportivas e de lazer, voltados a públicos de todas as idades.

O secretário municipal de Esportes, Fernando dos Santos, fez uma avaliação do ano no setor esportivo.

“Com uma agenda repleta de eventos esportivos, Poços de Caldas se firma como um polo dinâmico e diversificado, impulsionando a prática esportiva e também o desenvolvimento econômico e social da região. O comprometimento da gestão municipal em apoiar diversas modalidades reflete o esforço contínuo para promover um estilo de vida ativo e saudável na comunidade.”

O calendário esportivo de 2023 se encerra oficialmente no domingo (31), com a realização da 11ª Maratona “Sem Silvestre”, pela manhã, saindo da Estação Mogiana/Fepasa até o Bortolan, em um percurso de 16 km.